Mais um ato em São Carlos demanda revogação do Novo Ensino Médio
30/03/2023No último 25 de março, estudantes secundaristas e professores de ensino médio organizaram um novo ato na Praça Coronel Salles para reivindicar a revogação total do Novo Ensino Médio. Além dos estudantes e professores, diversas organizações participaram, incluindo o Partido Comunista Brasileiro (PCB) e o Centro Acadêmico Armando Salles de Oliveira (CAASO), além do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e o Partido dos Trabalhadores (PT).
O ato destacou que os interesses econômicos de empresas de educação privada são uma das principais causas da manutenção do Novo Ensino Médio. Dessa forma, isso precariza ainda mais o ensino brasileiro. Adicionalmente, para os manifestantes a revogação da medida é essencial para melhorar a educação no país, sendo questão de interesse nacional, não apenas dos estudantes.
O ato paralisou parcialmente o trânsito por 15 minutos, permitindo apenas a passagem de ônibus e veículos de profissionais de saúde. A ideia dessa paralização foi chamar a atenção para conscientizar a população sobre a pauta defendida.
Esse ato deu continuidade a mobilizações que já estavam ocorrendo sobre o tema em São Carlos. Assim, os manifestantes também discutiram a possibilidade de paralisação de alunos e professores no próximo 24 de abril. A intenção é continuar pressionando o governo a atender às reivindicações da classe trabalhadora. Além disso, os manifestantes se uniram para o ato nacional previsto para o dia 15 de abril.
Fotografia: Gabriel Pinheiro (@gabriel.s.pinheiro)