Associação de Pós-Graduandos lança projeto para auxiliar ingresso na pós-graduação da USP São Carlos

Associação de Pós-Graduandos lança projeto para auxiliar ingresso na pós-graduação da USP São Carlos

02/02/2023 Off Por Editorial Tribuna São Carlense

A Associação de Pós-Graduandos USP São Carlos (APG-USP São Carlos) está lançando um projeto de acompanhamento preparatório para ingresso em programas de pós-graduação na Universidade de São Paulo em São Carlos. As inscrições vão até 28 de fevereiro, veja nessa matéria como se inscrever.

O Projeto Tutoria Milton Santos é um projeto de extensão universitária de cursinhos populares. Ele foi criado e é coordenado pela APG-USP São Carlos, entidade que representa pesquisadores de pós-graduação na USP de São Carlos. O objetivo é facilitar a preparação de pessoas de grupos sócio-econômicos vulneráveis que querem entrar em Programas de Pós-Graduação da USP São Carlos. “A Tutoria Milton Santos nasce com a ideia de cumprir uma função social das universidades e tentar preencher uma lacuna que permanece em aberto – o acesso universal à Universidade”, pontua Rhennan Mecca, presidente da APG-USP São Carlos.

São dois programas de pós-graduação participantes: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (PPG-IAU-USP) e o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental da Escola de Engenharia de São Carlos (PPGSEA-EESC-USP). As inscrições vão até 28 de fevereiro e as atividades do Projeto Tutoria 2023 começam em 22 de março. 

Foco em grupos vulneráveis

O projeto prioriza grupos de maior fragilidade social, listados e descritos no edital. São eles: alunos de Ensino Fundamental e Médio em escolas públicas, pessoas com renda per capita bruta inferior a um salário mínimo, autodeclaradas(os) pretas(os) e/ou pardas(os), pessoas com deficiência física ou mental, indígenas, pessoas transgêneras(os), mães, refugiadas(os), apátridas e portadoras(es) de visto humanitário. 

O Projeto Tutoria contará com atividades de tutoria individuais e coletivas. Nas atividades individuais um tutor auxilia no máximo 02 tutorados. Já as atividades coletivas incluem cursos, eventos, integrações, rodas de conversa, mesas de debate, entre outros – de acordo com as demandas que os envolvidos apresentarem.

Como entrar no Projeto Tutoria Milton Santos

Os interessados deverão fazer inscrição para entrarem no projeto. Depois disso passarão por seleção para receberem tutoria na preparação para ingresso em programas de pós-graduação. São no total 40 vagas para tutorados, desde que sejam preenchidas todas as vagas de tutores. A seleção será de forma totalmente remota, pela Internet. 

Para acessar os editais e formulários de inscrição: https://shre.ink/apgusp-projetotutoria

Qualquer dúvida, entre em contato com a APG-USP São Carlos pelas redes sociais no instagram @apguspsanca ou pelo email: apgsaocarlos@usp.br