Uso de máscaras será obrigatório a partir de terça-feira

Uso de máscaras será obrigatório a partir de terça-feira

07/05/2020 Off Por Equipe Tribuna

Ontem, quarta-feira (6), a Prefeitura Municipal aplicou o decreto número 182, que torna obrigatório o uso de máscaras apenas em locais que exerçam atividades comerciais ou corporativas, como supermercados e bancos.

Para espaços abertos e públicos, ao invés de tornar obrigatório, o decreto municipal apenas recomenda a utilização das máscaras, indo na contramão do decreto estadual. Ele passa a valer a partir da próxima terça-feira, dia 12 de maio.

O decreto aplicado pelo governo de São Paulo tornou obrigatório o uso de máscaras a partir da data de hoje, 07 de maio, por todo o território do estado. Estão previstas multas para quem desrespeitar o decreto estadual, que vão de 276 a 276 mil reais, cumprimento de serviços comunitários, cancelamento de autorização de funcionamento de empresas, entre outros.

A empresa Suzantur já informou em nota que respeitará o decreto do estado de São Paulo, exigindo a utilização das máscaras pelos passageiros do transporte público.

Os decretos visam conter a disseminação do vírus COVID-19, que vem se espalhando a cada dia mais rápido pelo Brasil.


Situação do Coronavírus em São Carlos e no Brasil

Segundo o último boletim do Sub-Comitê de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Carlos, publicado ontem (06/05), temos 35 casos confirmados, 8 casos em internação, 3 óbitos confirmados, 2 óbitos suspeitos, e mais de 2000 mil notificações de casos de síndrome gripal.

Se comparado com os dados da semana anterior, tivemos um aumento de mais de 400 casos de síndrome gripal, mais 5 casos confirmados e pelo menos mais uma morte confirmada. É válido ressaltar que os testes ainda não são suficientes para notificar com certeza  quantas pessoas contraíram o novo Coronavírus. 

Apesar da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) ter iniciado a realização de testes,  estes precisam ser analisados em laboratórios fora da cidade e muitas vezes demoram para retornar à São Carlos.

Ontem (06/05), o Brasil teve mais de 650 mortes, sendo o dia com mais vítimas do COVID-19 registrados desde o primeiro caso no país. Só no estado de São Paulo já foram confirmadas mais de 3 mil mortes nos últimos dois meses.

O índice de isolamento social na cidade de São Carlos está oscilando entre 48% e 60% nos últimos dias. A cidade, que já teve um dos índices mais altos do estado, mostra agora diminuição nas taxas de isolamento, principalmente aos finais de semana, segundo  dados do Sistema de Monitoramento Inteligente (SiMI) do governo do estado de São Paulo. Isso representa que mais pessoas estão saindo de casa nos dias de folga do que nos dias da semana. O índice de isolamento social recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 70% ou mais. Desde o primeiro registro do SiMI na cidade, do dia 05 de março, o mais perto que o índice chegou do recomendado foi de 61%.


Gostou dessa matéria? Contribua com o jornalismo popular na cidade: