UFSCar inicia realização de exames para COVID-19

UFSCar inicia realização de exames para COVID-19

28/04/2020 Off Por Equipe Tribuna

Universidade também está atuando na produção e doação de álcool 70% e glicerinado


Na última quinta-feira (23), a Universidade Federal de São Carlos deu início a realização dos primeiros exames para diagnósticos da COVID-19. As análises serão efetuadas nos Laboratórios de Bioquímica e Genética Aplicada (LBGA) e de Bioinformática Evolutiva, do Departamento de Genética e Evolução da UFSCar, no campus de São Carlos.

Credenciado pelo Instituto Adolfo Lutz para o diagnóstico da COVID-19, o Laboratório de Bioquímica e Genética Aplicada (LBGA) também possui certificação da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), com nível 2 em biossegurança.

O coordenador do laboratório e do projeto de testes da COVID-19 na UFSCar, o professor Anderson Ferreira da Cunha, explicou que, no primeiro momento, os exames estão sendo feitos com o apoio do laboratório DNA Consult, um parceiro no projeto de extensão, que auxilia na extração do DNA, e em sequência o exame de PCR é processado na Universidade. “Aguardamos a chegada de novos equipamentos para fazer
todo o processo dentro da UFSCar”, conclui o professor.

A Secretaria de Educação Superior, do Ministério da Educação (SESu/MEC), liberou para UFSCar o montante de R$ 1.970.000,00 para a realização de 5 mil exames diagnósticos da COVID-19. A divulgação do resultado do exame, realizado pela Universidade, é de responsabilidade da Vigilância Epidemiológica do município de São Carlos.

Outras iniciativas da UFSCar

Na luta pelo combate contra o coronavírus, a iniciativa “Ciência pela Vida – Projeto álcool UFSCar” está realizando a produção de álcool 70% e glicerinado, e conta com o trabalho voluntário dos Departamentos de Química (DQ) e de Gestão de Resíduos (DeGR), além do apoio do Departamento de Engenharia de Produção, todos do campus São Carlos.

Os insumos necessários para a produção estão sendo doados por empresas de São Carlos e de outras regiões, dessa forma a sociedade apoia o projeto e a UFSCar disponibiliza seus laboratórios e a mão de obra qualificada.

Desde o início do trabalho já foram doados 1.200 litros de álcool pelo projeto, que atenderam a Secretaria da Saúde, Secretaria de Cidadania e Assistência Social, os lares para idosos Cantinho Fraterno e Helena Dornfeld, e a Santa Casa de São Carlos.

Os interessados em doar insumos para o “Ciência pela Vida – Projeto Álcool UFSCar” devem encaminhar e-mail aos integrantes da equipe do projeto: anamrm@ufscar.brpsfadini@ufscar.brqcass@ufscar.br e sandra.cruz@ufscar.br. Podem ser doados álcool em concentração de 70% ou cima, peróxido de hidrogênio, glicerina e bombonas.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da UFSCar.


Gostou dessa matéria? Contribua com o jornalismo popular na cidade: