Programa de Pós-Graduação e curso de graduação em Imagem e Som da UFSCar promovem atividades sobre cinema indígena
18/11/2022A programação ocorrerá de forma online e presencial, contando com exibições cinematográficas e debates.
Nos dias 18 e 21 de novembro, o Programa de Pós-Graduação em Imagem em Som da Universidade Federal de São Carlos (PPGIS-UFSCar), em parceria com curso de Imagem e Som da UFSCar e com o projeto Vídeo nas Aldeias (VNA), promove uma Aula Magna, com o cineasta Vincent Carelli, acompanhada de dois debates complementares sobre o cinema indígena no Brasil.
A atividade tem como foco a longa e rica experiência do Vídeo nas Aldeias, organização que há mais de 35 anos se dedica à formação de cineastas indígenas e à realização de vídeos e filmes empenhados em apoiar as lutas dos povos originários. Na semana anterior aos debates, entre os dias 12 e 21 de novembro, será disponibilizado um conjunto de filmes produzidos pelo Vídeo nas Aldeias.
Os debates contarão com a presença de Clarice Cohn, docente do Departamento de Ciências Sociais da UFSCar, e dos colaboradores do Vídeo nas Aldeias Fábio da Costa Menezes, Tatiana Almeida e Tonico Benites, professor de antropologia da UFRR e liderança do povo Guarani e Kaiowá. Os encontros serão mediados por Leandro Saraiva, professor do Departamento de Artes e Comunicação e coordenador da iniciativa.
Trata-se de uma oportunidade de discutir a questão indígena, estratégica para os rumos do desenvolvimento nacional, e também das relações entre as formas de produção cinematográfica contemporânea e a reflexão e ação da sociedade civil sobre os dilemas do país.
As atividades ocorrerão em formato híbrido, incluindo encontros remotos transmitidos através do canal do PPGIS no YouTube, e um debate presencial, que acontece na segunda-feira, dia 21 de novembro, às 14:00 horas no auditório do CECH – AT2 – UFSCar. O evento soma-se à programação do 10º Colóquio de Imagem e Som da UFSCar, seminário acadêmico organizado pelos estudantes do PPGIS, que ocorrerá entre os dias 18 e 25 de novembro.
Para assistir aos filmes, acesse o documento da programação completa, clicando aqui. Para assistir aos debates e saber mais sobre a Mostra Cinema Indígena em Debate acesse siga o YouTube do PPGIS e acompanhe as páginas do Colóquio de Imagem e Som no Instagram e Facebook.