Ocupação Em Busca De Um Sonho luta por acesso a saúde pública
11/11/2022Na manhã desta quarta-feira (9), cerca de 50 moradores da ocupação Em Busca De Um Sonho organizaram uma manifestação pacífica na Unidade de Saúde da Família (USF) Antenor Garcia, exigindo direito a atendimento médico. Apesar da ocupação ser ao lado da USF, os moradores não podiam utilizá-la devido a falta de comprovante de residência. A manifestação durou cerca de 2 horas e acabou após a USF prometer cadastrar as famílias da ocupação para atendimento no local.
A ocupação Em Busca De um Sonho, composta por 109 famílias, situa-se na quadra entre as ruas Reinaldo Pizani e Guarino Baldan, divisa entre os bairros Cidade Aracy e Antenor Garcia.
Os moradores organizaram-se em assembleias e marcaram a manifestação nesta quarta-feira para retomar o atendimento médico que recebiam na USF no passado. Segundo os moradores da ocupação, em 2016 as famílias estavam cadastradas. Mas após a criação de uma segunda equipe para a USF José Fernando Petrilli, os cadastros foram transferidos para esta nova unidade. A USF José Fernando Petrilli fica a cerca de 1 km de distância, o que dificulta o acesso a saúde básica e de média complexidade.
A manifestação acabou após a chegada de Fabiana, gestora da USF, que reuniu-se com funcionários e lideranças da ocupação. Na reunião ela garantiu a possibilidade de atendimento e cadastro dos moradores, mesmo sem comprovante de residência. Segundo a gestora, todos os moradores da ocupação Em Busca De Um Sonho serão cadastrados a partir de hoje para poderem usar a USF.
Entre os manifestantes estavam também algumas famílias que moram na ocupação Em Busca Por Moradia, situada ao lado da Em Busca De Um Sonho. Entretanto, as famílias da Em Busca Por Moradia não receberão cadastro, já que, segundo a gestora a ordem recebida foi de permitir cadastro apenas para a Em Busca De Um Sonho.
A equipe do Tribuna São-Carlense entrou em contato com a ocupação Em Busca De Um Sonho e foi informada que as famílias estão sendo cadastradas. A previsão é de que até dezembro todas terão cadastro. No momento os moradores da ocupação já podem aferir pressão e tomar vacinas.