Coletivos de São Carlos concorrem a prêmio em concurso público. Saiba como votar!

Coletivos de São Carlos concorrem a prêmio em concurso público. Saiba como votar!

16/12/2020 Off Por Colaborador/a

O Coletivo dos Pombos e o Coletivo da Alcatéia foram selecionados para próxima etapa do Concurso de Batalhas de Rima de São Paulo. A etapa terá votação online aberta ao público entre os dias 15 e 17 de dezembro e decidirá quem vai levar o Prêmio do Público. Para votar é necessário acessar a página do concurso  neste link e efetuar cadastro.

Os dois coletivos de São Carlos integram a cena do rap local e organizam batalhas de rima em diversos espaços públicos da cidade. Ambos os coletivos são formados majoritariamente por jovens trabalhadoras e trabalhadores de São Carlos. O Coletivo da Alcatéia formou-se em 2017 e já organizou mais de 120 edições de batalhas na praça Brasil (em frente à ETEC Paulino Botelho). O Coletivo dos Pombos nasceu em 2019 e estabeleceu suas 37 edições na praça Coronel Salles, mais conhecida como praça dos Pombos.

Apesar de sua curta trajetória, antes da pandemia as batalhas do Coletivo dos Pombos contavam com a presença de cerca de 50 pessoas por evento. Além disso ambos os coletivos já receberam destaque no Concurso de Batalhas de Rima de São Paulo. Para os coletivos esse destaque significa um possível avanço para o movimento cultural popular, já que traz visibilidade e garante melhor estrutura para sua continuidade.

O concurso tem o objetivo promover o rap no estado de São Paulo e vai selecionar e premiar os 3 melhores coletivos. Trata-se de um concurso promovido pela Associação Paulista dos Amigos da Arte junto com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. O processo seletivo começou com uma chamada aberta através de um edital. Após as inscrições foram selecionados os 50 coletivos mais relevantes de acordo com suas atuações locais. Entre os selecionados estão o Coletivo dos Pombos e o Coletivo da Alcatéia. Agora eles passarão por uma votação aberta ao público entre os dias 15 e 17 de dezembro. O coletivo mais votado receberá o Prêmio do Público, no valor de 5 mil reais.


Gostou dessa matéria? Contribua com o jornalismo popular na cidade: http://tribunasaocarlense.com.br/financiamento-coletivo/