Assembleia comunitária afirma a recusa ao “Future-se” pela comunidade da UFSCar

Assembleia comunitária afirma a recusa ao “Future-se” pela comunidade da UFSCar

29/08/2019 Off Por Editorial Tribuna São Carlense

Nesta quinta-feira (29/08) aconteceu na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) uma assembleia comunitária convocada pelo DCE Livre, SINTUFSCar e APG, entidades representativas das categorias, e alguns representantes docentes. A assembleia teve como intuito discutir o projeto do governo federal para as universidades e institutos federais chamado “Future-se”. O espaço foi um ato de resistência contra o posicionamento favorável ao projeto pela Reitoria da UFSCar, divulgada em nota no dia 13 de agosto.

Com o Anfiteatro Florestan Fernandes quase lotado, a assembleia comunitária teve discursos de representantes de cada categoria (técnico-administrativos, professores, pós-graduandos e graduandos) sobre como o projeto pode afetar cada uma delas, e sobre como o “Future-se” abre caminhos para as privatizações do ensino superior.

Créditos das fotos: Coletivo Ressignificar (https://www.facebook.com/ressignificar.coletivo/)

A comunidade da UFSCar também se manifestou durante a assembleia, mostrando a insatisfação com um projeto que pretende criar parcerias público-privadas entre as universidades e institutos e as empresas privadas, através das Organizações Sociais (OS’s).

A assembleia definiu que uma nota pública contra o “Future-se” será escrita pela comunidade acadêmica da universidade, e exigiu da Reitoria a convocação imediata de um Conselho Universitário (ConsUni), aberta a toda a comunidade da UFSCar, para discutir o projeto “Future-se”.

Leia também – “Reitoria da UFSCar vai na contramão das universidades ao apoiar o projeto ‘Future-se'”: https://tribunasaocarlense.com.br/reitoria-da-ufscar-na-contramao-das-universidades-ao-apoiar-o-projeto-future-se/