São Carlos inicia hoje testes para COVID-19
11/06/2020Hoje (11), a cidade de São Carlos dará início às visitas domiciliares do Programa de Mapeamento da COVID-19 “Testar para Cuidar”. O Programa, segundo nota da Prefeitura Municipal de São Carlos, aplicará testes em 5.600 pessoas para identificar onde estão localizados os focos de doença no município. O levantamento é uma parceria entre a Prefeitura, Santa Casa, Universidade Federal de São Carlos, Hospital Universitário, Statsol e Unimed São Carlos.
O primeira etapa do programa consiste em visitas domiciliares dos profissionais voluntários da área da saúde. As visitas ocorrerão entre hoje (11) e amanhã (12). Os habitantes selecionados receberão senhas com agendamento para coleta de sangue no sábado (13) e domingo (14). Pessoas com sintomas de síndrome gripal serão encaminhadas para Unidades de Saúde e aquelas com sintomas mais graves, o encaminhamento será para o Hospital Universitário.
O mapeamento será realizado em 4 etapas, com intervalo de 15 dias entre as visitas. Além de entender onde estão concentrados os infectados pelo COVID-19, o levantamento pretende identificar a velocidade com que a doença se espalha pelo município.
A medida de realização de testes foi adotada por todos os países com menores índices de óbito pelo novo coronavírus, no entanto sua eficácia só pode ser percebida em conjunto com outras medidas, como isolamento social planejado, implementação de leitos, contratação de profissionais da saúde, entre outros.
Em São Carlos, com o afrouxamento do isolamento social e a abertura do comércio, os casos continuam subindo e sobram apenas 7 leitos de UTI ainda não ocupados. Até ontem (10) o número de casos já se encontravam na faixa dos 280, em comparação com a última semana (3) em que o boletim notificou 163 contaminados.
Confira os horários e datas do serviço:
Visita domiciliar
Quinta-feira (11/06) e Sexta-feira (12/06)
Horário: 8h às 17h
Coleta do exame de sangue
Sábado (12/06) e Domingo (13/06)
Horário: 8h às 17h
Gostou dessa matéria? Contribua com o jornalismo popular na cidade: