Profissionais da saúde já estão sendo vacinados contra Covid-19 em São Carlos

Profissionais da saúde já estão sendo vacinados contra Covid-19 em São Carlos

21/01/2021 Off Por Equipe Tribuna

 

Tarde (21) histórica no combate à Covid-19 em São Carlos. Na sala de vacinação da Vigilância Epidemiológica foram aplicadas, simbolicamente, as primeiras doses da vacina Coronavac no município. A primeira pessoa oficialmente imunizada foi Karen Alessandra Bonelli, técnica em enfermagem da Santa Casa de São Carlos.  Ao todo, segundo a Prefeitura de São Carlos, foram enviadas 3.960 doses, que, neste primeiro momento, irão imunizar os profissionais da área da saúde que atuam diretamente com pacientes infectados ou sob suspeita, ou seja, na linha de frente de combate ao vírus.

A prefeitura apresentou na manhã desta quinta-feira (21) o plano municipal de vacinação, onde constam  informações importantes sobre a organização (como horários, locais e documentos a serem apresentados) da aplicação das doses. De acordo com informações do Grupo de Vigilância Epidemiológica de Araraquara, a segunda dose para esses profissionais que serão vacinados neste primeiro momento já está garantida e reservada no Centro de Distribuição de Logística (CDL), na capital paulista, porém ainda não foi encaminhada aos municípios. A aplicação da Coronavac respeita um esquema de duas doses, a segunda parte da imunização será aplicada após os 21 dias completos a partir da primeira aplicação. 

No entanto é esperado que, seguindo o Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, os próximos grupos a serem vacinados sejam:

  • demais profissionais de saúde;
  • idosos com mais de 60 anos;
  • pessoas com deficiência com mais de 18 anos vivendo em instituições de longa permanência;
  • indígenas aldeados e quilombolas;

Fazendo uma estimativa de acordo com os números da última Campanha Nacional de Imunização contra Influenza, realizada em 2020, São Carlos não recebeu nem metade das doses suficientes para imunizar os 10 mil profissionais da saúde que se encontram em plena atividade no momento.

A campanha de imunização no Estado de São Paulo será desenvolvida segundo a disponibilidade das remessas do Ministério da Saúde. A partir dessa lógica, as novas etapas do plano, assim como o público-alvo a ser vacinado, serão divulgadas pelo Governo do Estado a medida que o órgão federal disponibilizar mais doses da Coronavac. As vacinas serão aplicadas por equipes da rede municipal de saúde, diretamente nos hospitais, nas unidades de pronto atendimento (UPAS) e no Centro de Atendimento de Triagem – Síndrome Gripal, que está em funcionamento no Ginásio Milton Olaio Filho.

A cidade tem, segundo a Vigilância Epidemiológica de São Carlos, 7.484 casos de Covid-19 desde o início da pandemia, sendo 86 mortes. Só na última quarta-feira (20) foram contabilizados 191 novos casos de Covid-19 no município. Santa Casa de Misericórdia e HU-UFSCar estão sem leitos disponíveis, a informação foi confirmada nesta quinta-feira (21). 

Importante lembrar que a campanha de vacinação contra Covid-19 não tem prazo para terminar, será uma longa caminhada até termos uma parcela considerável da sociedade imunizada. Portanto, o incentivo às medidas individuais de higiene, como a higienização frequente das mãos, uso de máscaras e o distanciamento social, somado à ampla testagem com isolamento dos pacientes positivados, continua sendo a principal forma de prevenção e controle da Covid-19. 


Gostou dessa matéria? Contribua com o jornalismo popular na cidade: http://tribunasaocarlense.com.br/financiamento-coletivo/