São Carlos regride em Plano SP de flexibilização da quarentena

São Carlos regride em Plano SP de flexibilização da quarentena

10/06/2020 Off Por Equipe Tribuna

Na tarde desta quarta-feira (10) o Governo do Estado apresentou novas informações sobre o Plano São Paulo. No programa de enfrentamento à Covid-19, São Carlos que estava na fase amarela (Fase 3)  da flexibilização, regrediu, e agora está na fase laranja (Fase 2).  

Dividido em cinco fases, o Plano SP propõe, através de avaliações periódicas, definir se a região apontada deve avançar para uma fase de maior relaxamento a cada 14 dias ou se deve regredir para uma fase mais restrita a cada 7.

Na Fase laranja, onde São Carlos se encontra, há uma menor possibilidade de abertura quando comparada a Fase amarela. O impacto da medida será o seguinte: bares, restaurantes, salões de beleza e barbearias voltam a fechar partir da segunda-feira (15). Shoppings centers, galerias, comércio e serviços deverão funcionar com capacidade limitada a 20%, horário reduzido de 4 horas seguidas e adoção de protocolos padrões, assim como o seguimento dos cuidados específicos de cada setor. 

O interior do Estado, de acordo com os últimos boletins, tem apresentado um aumento expressivo no número de contágios. Na última terça-feira (09), em São Carlos, uma construtora confirmou a contaminação de 43 funcionários por Covid-19. O boletim para o mesmo dia marcou 18 novos casos da doença no município, contabilizando 266 contaminados pelo coronavírus, com cinco mortes confirmadas. Em Ibaté, cidade próxima, 16 novos casos foram registrados em 24h, a cidade possui 56 atestados positivos para a Covid-19.

Confira abaixo como se define cada fase do Plano SP:

Fase 1 – vermelha: alerta máximo, funcionamento permitido somente aos serviços essenciais;

Fase 2 – laranja: controlado, possibilidade de aberturas com restrições;

Fase 3 – amarela: abertura de um número maior de setores;

Fase 4 – verde: maior abertura de setores em relação à fase 3;

Fase 5 – azul: “Normal-controlado”, todos os setores voltam ao funcionamento, mantendo medidas de distanciamento e higiene.


Gostou dessa matéria? Contribua com o jornalismo popular na cidade: