São Carlos 8 se agita com o Fest 8

São Carlos 8 se agita com o Fest 8

24/11/2019 Off Por Editorial Tribuna São Carlense

Aconteceu no bairro São Carlos 8 nos últimos três dias o Fest 8. O festival, que começou na sexta-feira (22/11) e terminou hoje (24/11), contou com diversas atividades e atrações no CEU das Artes Emilio Manzano.

Ocorreram oficinas tecnológicas e lúdicas, como a de gravação de voz, pintura de shape e técnicas de filmagem no skate. Tiveram também apresentações de teatro com o Grupo CRAS do Santa Felícia, sarau de poesia com o Sarau Minas de Ouro, contação de histórias com o AHTO/UFSCar, apresentação de dança do ventre com o CEMAC Profª Silvana, capoeira com o Grupo Ginga Pura e espetáculo de circo com a Associação Cultural Estação do Circo, além de cines com LabCriarte UFSCar e CineCEU.

Roda de capoeira com Grupo Ginga Pura

A maior parte do festival focou na temática do skate, já que o CEU das Artes conta com uma pista de skate no seu espaço, além de uma biblioteca, uma quadra poliesportiva, sala multimídia e teatro. Dentre outras atividades promovidas voltadas para o skate, no domingo aconteceu a competição de skatistas, divididos entre 5 categorias (Infantil, Mirim, Feminino, Iniciante, Amador) e que contou com diversas premiações para os skatistas.

Uma das organizadoras do festival, a professora Carla Silva da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) do Departamento de Terapia Ocupacional (DTo), disse que eles vem trabalhando no CEU das Artes desde o ano passado, e dai surgiu a ideia para o festival: “criar um evento, um festival, que pudesse ocupar esse espaço com outras atividades artísticos-culturais, então a gente participou do edital de agenda cultural da universidade, esse evento entrou então para o calendário dos eventos culturais da UFSCar”.

Show do Gon Salves e do beatmaker Lincoln Rossi

Carla disse ainda que “foi muito bacana poder fazer esse evento em parceria com o CEMAC, com a Patrícia, Jonas, o Ricó, principalmente juntando o campeonato de skate que já é um evento que eles tem realizado aqui no São Carlos 8, aqui no CEU, como evento que vem se mantendo em uma agenda para o reconhecimento do skate e do trabalho que eles tem feito, desde os pequenos até aqueles que vão se profissionalizando, os adolescentes e jovens adultos”.

“Fizemos um apanhado de atividades e de oficinas, a gente conseguiu parcerias bem bacanas com o Sesc, com o Senac, e outros tipos de apoio para conseguir realizar esse evento. Acho que foi um sucesso na verdade, a gente tem pensado que entre todos os dias foram cerca de 300 pessoas que passaram por aqui, que participaram das atividades, desde crianças pequenas de colo até pais, mães que vieram também participar junto com seus filhos. O movimento hoje com os jovens e com os adultos foi mais intenso por conta do campeonato, mas a gente viu muita gente circulando, da própria comunidade, e era esse o intuito na verdade, de trazer mais essa população para conhecer o espaço e pra poder usufruir do que ele é capaz de oferecer. Acho que ele tem um potencial muito grande e o festival teve esse intuito de poder fazer mais integração, oferecer atividades artístico-culturais, executar a função social da universidade junto as comunidades” disse a professora sobre como foi a construção do Fest 8 e sobre o espaço do CEU das Artes.

Crianças e jovens se divertindo na pista de skate do CEU das Artes

Sobre o papel da universidade com as comunidades periféricas Carla disse que coordena o laboratório de Atividades Humanas e Terapia Ocupacional (AHTO/UFSCar) e “pra gente é bem importante fazer essa integração entre ensino, pesquisa e extensão, estar próximo as comunidades e fazer junto com elas, então a gente sai bem contente, desde do ponto de vista do que aconteceu, do festival em si, quanto de todo processo do que aconteceu antes e do que gente tem pra mostrar agora com os registros, com as fotos, com os depoimentos das pessoas que participaram. A gente tá feliz com o resultado!”

Encerrando o Fest 8, o MC Gon Salves, acompanhando do beatmaker Lincoln Rossi, agitaram os presentes com músicas autorais do album “Por Dias Melhores”. Ambos são músicos aqui da cidade.

Para conhecer mais sobre:

Projeto Skate Cidadão – São Carlos 8: https://www.facebook.com/pj.skatecidadao/
AHTO/UFSCar: https://www.facebook.com/ahtoufscar/
Senac São Carlos: https://www.facebook.com/senacsaocarlossp/
Sesc São Carlos: https://www.facebook.com/sescscarlos/
CEMAC: https://www.facebook.com/cemac.saocarlos/
Grupo Ginga Pura: https://www.facebook.com/GRUPO-GINGA-PURA-729589424151909/
Sarau Minas de Ouro e Coletivo Lutarte: https://www.facebook.com/sarauminasdeouro/ | https://www.facebook.com/lutarte/
Gon Salves: https://www.facebook.com/gonsalvesrap/
Estação do Circo: https://www.facebook.com/estacao.docirco/
CEU das Artes Emilio Manzano: https://www.facebook.com/ceudasartesemiliomanzano/

Confira todas as fotos do Fest no nosso álbum do Facebook: https://www.facebook.com/pg/tribunasaocarlense/photos/?tab=album&album_id=582913565850957

Gostou dessa matéria? Contribua com o jornalismo popular na cidade: https://tribunasaocarlense.com.br/financiamento-coletivo/