SAAE faz cobrança abusiva devido a erro de medição
19/07/2020Muitos moradores da cidade reclamam de aumento abusivo da conta de água e esgoto. Já era de se esperar o aumento do consumo, uma vez que passamos mais tempo dentro de casa (ou sequer saímos dela) por causa da pandemia. Agora o que não se esperava era que, oportunamente, o SAAE acumularia o consumo de todos os meses num só mês.
Quando a pandemia começava a se espalhar pelo estado, a leitura dos relógios foi suspensa. A conta de água nos dois ou três meses seguintes foi cobrada pela média dos seis meses anteriores (dependendo do bairro a leitura de março já havia ocorrido).
O consumo médio calculado foi cobrado e essa estimativa foi acrescentada à cobrança, como se tivesse ocorrido a leitura.
Enquanto o SAAE cobrava a média dos seis meses anteriores, o consumo real de água de março (ou abril) à maio foi acumulado para o mês de junho, com isso houve um aumento da tarifa cobrada por metro cúbico. Esse aumento é fictício porque na verdade a quantidade consumida não foi só em junho, mas em todos os meses em que não ocorreram a leitura do hidrômetro. Alguns aumentos são realmente chocantes, passando dos 600, 1000, 2000%.
Um Projeto de Lei (PL) do vereador Edson Ferreira (Republicanos) que visa obrigar o SAAE a redistribuir o valor do consumo foi aprovado na Câmara. Com esse projeto, que aguarda sanção do Prefeito, o consumo que ficou acumulado no mês de junho poderá ser parcelado e o SAAE não poderá mais fazer a cobrança pelo acúmulo.
Segundo o próprio vereador, a Prefeitura deve entrar em acordo com o SAAE para adequar o PL que então voltará para discussão na Câmara.
Para entender as tarifas
Como se vê na tabela, o custo por metro cúbico (m³) aumenta bastante de uma faixa de consumo para outra. Daí pode vir o susto na hora de pagar a conta, porque com o acúmulo, uma família que normalmente paga a segunda tarifa pode facilmente passar para a quarta tarifa.
Resposta do SAAE
O SAAE alega que houve “ampla divulgação” sobre a possibilidade de fazer auto-leitura durante os meses em que os leituristas foram dispensados, em que cada morador informaria o consumo a ser cobrado.
Para pedir revisão da conta, basta entrar em contato pelo email atendimento@saaesaocarlos.com.br ou pelos telefones 3371-9000 e 0800-111-064.
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