Realizada I Mostra de Vídeos Indígenas da UFSCar

Realizada I Mostra de Vídeos Indígenas da UFSCar

27/11/2019 Off Por Editorial Tribuna São Carlense

Ontem aconteceu o primeiro dia da I Mostra de Vídeos Indígenas da UFSCAR, projeto realizado em conjunto com o CineUFSCar. O evento foi realizado pelo Grupo de Estudo e Extensão em Comunicação e Educação Popular (Gecepop), o Departamento de Artes e Comunicação (DAC) e o Centro de Culturas Indígenas (CCI). Foram exibidos cinco curtas-metragens e em seguida houve um bate-papo com os organizadores.

Os curtas mostram a cultura de diferentes etnias indígenas, desde crianças fazendo flautas com a semente Karemona, até luta política de resistência de mulheres indígenas, passando pela valorização dos saberes e culturas dos mais antigos no manejo do fogo. Os filmes tinham uma linguagem audiovisual própria e comoveram muito.

Segundo os organizadores, houve um cuidado específico com a seleção dos curtas. Abriram um edital pedindo para pessoas de todo o país enviarem filmes, mas só aceitaram os que tivessem indígenas na produção. Essa foi a forma encontrada para que os indígenas pudessem mostrar sua realidade com seu próprio olhar. Isso quebrou com o estereotipo do indígena moderno, mas ainda aponta uma necessidade mais oportunidades de capacitação de indígenas para o cinema e para o audiovisual no geral, dado a pequena quantia de curtas em que foram produzidos por indígenas.

Durante o bate-papo com a platéia também se questionou a falta de disciplinas sobre a cultura e ciência indígenas na UFSCar. A mostra ainda será exibida mais duas vezes, nos dias 29 de novembro e 4 de dezembro, ambas as vezes no Teatro de Bolso da UFSCar. Os realizadores tem altas expectativas para que a mesma cresça ainda mais para o ano que vem.

Gostou dessa matéria? Contribua com o jornalismo popular na cidade: https://tribunasaocarlense.com.br/financiamento-coletivo/