Prefeitura de São Carlos afrouxa o isolamento social de combate ao coronavírus

Prefeitura de São Carlos afrouxa o isolamento social de combate ao coronavírus

27/05/2020 Off Por Equipe Tribuna

A Prefeitura Municipal de São Carlos publicou uma nota ontem (26) em sua página do Facebook divulgando a aprovação do Decreto nº 210, que afrouxa as medidas de isolamento social em combate ao coronavírus a partir desta quinta-feira (28). O Decreto nº 210 foi publicado hoje, quarta-feira (27) no Diário Oficial do Município.

O afrouxamento veio “atendendo a solicitação da Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC) e Sindicato Comércio Varejista de São Carlos e Região (SINCOMERCIO)”.

Segundo a nota, a flexibilização acontecerá em duas etapas, uma de abertura de comércios variados em dias alternados por tipo de comércio a partir do dia 28 de maio e outra etapa que se iniciaria no dia 3 de junho.

Na primeira, lojas como de brinquedos e departamentos abrirão em dias pares e lojas de artigos para casa e vestuário em dias ímpares, por exemplo. As lojas poderão funcionar das 10 horas às 16 horas. Na segunda etapa serão abertas academias e clubes de esporte e lazer.

A justificativa da Prefeitura para a escolha do afrouxamento das regras de isolamento social, que funcionavam até o momento como a principal estratégia de combate ao Covid-19 na cidade, é de que o percentual de ocupação dos leitos de UTI tem se mantido inferior a 60%. De acordo com a nota, os casos da doença no município estariam controlados. No entanto, na última quinta-feira (21), São Carlos registrou 15 casos positivos para Covid-19 em apenas 24 horas, recorde de casos confirmados no município em um dia.

Mesmo com o aumento significativo de casos na última semana de quase 60% (o número pulou de 67 no dia 19 de maio para 107 ontem dia 26), a Prefeitura Municipal de São Carlos acredita que as medidas de segurança como uso de máscara, distanciamento de 2 a 4 metros entre pessoas e  limitação do número de acessos ao estabelecimento serão suficientes para manter os trabalhadores em segurança.

O número de casos em São Carlos e no estado continua subindo, mesmo com grande parte dos comércios fechados. O índice de isolamento social na cidade chegou a 54 % no mês de abril, mas já diminuiu para 48% em maio. Com índices em torno de 48% São Carlos está distante da taxa de isolamento ideal, que deve ser acima de 70%.

Crédito: Santa Casa São Carlos

Na Santa Casa, sete de oito leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI)  já foram ocupados, cinco das internações aconteceram só na última semana. Segundo a nota da Prefeitura, um termo aditivo foi assinado com o hospital para instalação de mais 10 leitos de UTI, mas a nota não diz se estarão disponíveis até o início da flexibilização. Além dos leitos quase completamente ocupados da Santa Casa, foi inaugurada recentemente uma nova UTI no Hospital Universitário Prof. Dr. Horácio Carlos Panepucci com dez leitos exclusivos para o tratamento de pacientes com Covid-19.

No entanto, com a taxa de crescimento dos contaminados pelo novo coronavírus unida ao afrouxamento das regras de isolamento social, é possível que os novos leitos não consigam suportar o número de pacientes com a doença.

Na nota, o secretário de comunicação, Mateus Aquino, afirma que existe a possibilidade de volta ao isolamento inicial “se os casos aumentarem e a rede sinalizar colapso”, sinais que já são perceptíveis pelos boletins municipais da última semana.


Gostou dessa matéria? Contribua com o jornalismo popular na cidade: