Manifestantes vão a Câmara Municipal protestar contra o aumento do transporte público

Manifestantes vão a Câmara Municipal protestar contra o aumento do transporte público

28/02/2020 Off Por Equipe Tribuna

Ontem, quinta-feira (27/02), diversos manifestantes ocuparam a Câmara Municipal para protestar contra o aumento do transporte público, sancionado pela Prefeitura Municipal no último dia 13. A passagem de ônibus passará de R$3,90 para R$4,10 a partir de março, ação promulgada através do Decreto nº27.

Os manifestantes denunciaram a falta de diálogo com a população sobre o aumento. Também criticaram o enriquecimento da empresa Suzantur e os políticos que se beneficiam do lobby feito em prol da empresa privada de transportes.

Não houve espaço de fala na tribuna livre da sessão, porém os que protestavam exigiram um posicionamento dos vereadores sobre a questão. A maior parte dos vereadores se mostrou insatisfeita com o protesto, e o presidente da Câmara, vereador Lucão, afirmou que “não tinham o que fazer”, pois “isso não seria votado” por eles. Isto demonstra um claro posicionamento de todos os vereadores da cidade em não procurarem denunciar, e nem mesmo dialogar, sobre a questão de forma franca com o povo sãocarlense, esses que deveriam representar os interesses do povo, e não das empresas privadas.

Um dos vereadores perdeu o decoro e começou a proferir palavras contra os manifestantes, mandando eles “pegarem uma enxada e carpirem um lote” ou mesmo procurarem trabalho. Sabe-se hoje da alta taxa de desemprego no nosso país, como vemos em nossa cidade o grande número de comércios que vem fechando ao longo dos últimos anos, e também de que é um direito se manifestar publicamente por quaisquer pautas, ainda mais se tratando de uma questão que atinge diretamente no bolso de todos os trabalhadores e trabalhadoras da cidade.

Um dos manifestantes ainda disse para a reportagem do jornal que um ato será organizado no dia 02 de março (segunda-feira) contra o aumento da passagem e reivindicando um transporte público com tarifa zero. A concentração para a manifestação será às 17h na Praça do Mercadão.


Movimento cultural se mobiliza contra o aumento

Às 19h30 ocorreu, como é costume de todas as quintas, a Ocupação Cultural dos Pombos, espaço cultural que ocorre na Praça dos Pombos, onde há a realização de saraus e batalhas de rimas (e onde também está localizada a Câmara Municipal). Os participantes chegaram um pouco mais cedo, às 19h, para a confecção conjunta de um cartaz manifestando repúdio ao aumento da tarifa de ônibus, assinado por coletivos e agentes culturais da cidade. Durante a batalha também foram feitas rimas com o temática do aumento da passagem e chamados para a manifestação do dia 02 de março.

Este ato do movimento cultural é particularmente significativo porque evidencia a importância de um transporte público acessível e de qualidade na garantia não apenas de educação formal e trabalho, mas também de arte, cultura e acesso à cidade, uma vez que o público das batalhas são, majoritariamente, de bairros periféricos da cidade.


Gostou dessa matéria? Contribua com o jornalismo popular na cidade: https://tribunasaocarlense.com.br/financiamento-coletivo/