Manifestantes penduram faixa em São Carlos em apoio aos protestos antifascistas
09/06/2020Uma faixa foi pendurada ontem (8) na Avenida Trabalhador São-Carlense em resposta a repressão dos atos antifascistas e anti-racistas em São Carlos pela Polícia Militar.
Na manhã do último domingo (7), a PM em conjunto com a Guarda Civil Municipal de São Carlos coletou documentos dos manifestantes e impediu a realização do ato que denunciava e condenava o crescimento do discurso fascista por parte do governo e de grupos da sociedade civil no país. Também denunciavam o genocídio da população negra pelo Brasil.
A faixa com os dizeres “Vidas Negras Importam” foi pendurada pelo coletivo Afronte “como uma manifestação pacífica que apoia os protestos realizados nesse domingo pelos direitos democráticos e em defesa das vidas acima dos lucros”.
Em manifesto, o coletivo denuncia a atitude da polícia de repreender a manifestação em nome do isolamento social, ao mesmo tempo que permite a reabertura do comércio em São Carlos.
A manifestação de domingo foi organizada por diversos movimentos sociais e organizações políticas de esquerda da cidade, foram passadas orientações de segurança ao público para evitar aglomerações e riscos de contaminação. Os manifestantes disseram não ter conhecimento da liminar judicial que impediu a realização do ato e vários de seus militantes tiveram o documento detido, além de receberem ameaças de multa.