Caldi lança novo single como a “trilha dos novos tempos”
30/10/2024Quanto tempo você já levou escolhendo aquela foto? Aquela perfeita, no meio das centenas que você tirou? É dessa forma, em sátira e reflexões, que Caldi reflete sobre a maneira que as redes sociais têm moldado nossa autoestima.
Nascido na cidade de São Carlos – SP, Caldi é um músico independente de 23 anos, apaixonado pelos anos 2000 e influenciado majoritariamente pela música negra norte-americana. Em seu mais recente trabalho, o single ‘Olha pra mim’, ele nos convida a pensar sobre como os feeds das redes sociais alteram nossa percepção do mundo e de nós mesmos. A reflexão vai além, demonstrando como a constante necessidade de alimentar as redes sociais tem nos tornado cada vez mais reféns da atenção e da validação do outro.
O videoclipe, produzido pelo Submundo Lab, coletivo de estudantes do curso de imagem e som da UFSCar, e dirigido por Marina Eduarda, ilustra o sentimento de angústia que o personagem da canção enfrenta.
Aproveitamos para entrevistar o artista. Confira:
Quando você começou a trabalhar como artista e por quê?
Resposta: Comecei a me interessar por música muito cedo: por volta dos 9 anos, conheci o rock e mergulhei de cabeça nesse universo, porém sempre foi tudo muito pessoal. Somente aos 18 que eu tive condições e oportunidade de começar a lançar músicas de forma mais profissional, com toda uma produção audiovisual por trás. Para mim, a música é a maneira mais honesta e intensa que eu encontrei de externar meus pensamentos e sentimentos.
Qual você acha que é o papel da cultura na sociedade?
Resposta: Eu vejo a cultura como uma extensão da sociedade ou de uma comunidade. Justamente por essa função de externar os pensamentos e sentimentos, a cultura é uma ferramenta inerente à nossa existência enquanto coletivo. É através da cultura que produzimos que temos contato com o passado, com o presente e com o futuro que sonhamos em construir.
Como foi o processo de criação do single “Olha pra mim”?
Resposta: Eu diria que a criação da música foi como um transe, um fluxo de ideias que foram se encaixando, quase como se já existisse. Em relação ao clipe, o mérito é total da Marina (diretora do clipe) e da equipe do SubmundoLab. Eu cheguei a ela com uma ideia mais simples, a princípio seria um visualizer com um ou dois takes, mas ela expandiu a ideia junto com as meninas da equipe de uma forma absurda. Quando recebi o roteiro e vi o quanto elas tinham absorvido e se envolvido nesse trabalho, fiquei muito ansioso pela execução, e o resultado é esse clipe incrível que produzimos.
Você tem mais trabalhos que vão sair em breve?
Resposta: Por enquanto nada definido, tenho alguns trabalhos engatilhados, mas como eu gosto de cuidar pessoalmente de todas as etapas da criação, eu prefiro soltar trabalhos mais espaçados, mas que sejam completos, conversem e formem uma linha de raciocínio entre as obras.
Como você vê a falta de investimento em cultura no Brasil e em São Carlos, levando em conta a existência de políticas como a do Novo Teto de Gastos, que retira investimento em setores chave para a população (como saúde, educação e cultura)?
Resposta: Vejo a falta de investimento em diversidade cultural como um projeto político. Os recursos estão lá, mas são direcionados aos projetos e manifestações culturais que atendem aos interesses das classes dominantes e setores empresariais. Toda forma de arte e cultura que vai na contramão desse projeto político, que questiona, informa e subverte essa dominação sofre boicotes, seja através de cortes de verba, falta de projetos públicos de qualidade e até repressão policial, como vemos com frequência por exemplo nas batalhas de rima pelo Brasil.
Tanto a música quanto o videoclipe estarão disponíveis em 02 de novembro. Você pode conferir tudo pelas redes sociais do artista.
Ficha técnica do videoclipe
Realização: SubmundoLab
Direção: Marina Eduarda
Filmagem: Luiza Seabra
Direção de arte: Audrey Geromel
Edição: Luan Diandeiras
Fotografia Sttil: Luísa Bandos
Redes sociais do Caldi
Instagram: @caldioficial
Twitter/X: @caldioficial
TikTok: @caldioficial
E-mail: caldioficial@gmail.com
Videoclipe: https://youtu.be/eirX246CmVM?si=m6sc9mPfJjFvcjY_