Alunos do município receberão auxílio com atraso

Alunos do município receberão auxílio com atraso

16/06/2020 Off Por Colaborador/a

Sem merenda desde março, alunos da rede municipal de ensino receberão míseros R$ 50,00 de auxílio mensais enquanto durar a pandemia, com a primeira parcela disponível apenas agora em junho. O auxílio que foi prometido desde abril para estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I e II e do EJA, só agora está sendo encaminhado, o que ocorre após sucessivos atrasos: o último dos prazos dados pela Secretaria da Educação foi para o dia 11 de junho.

Sem licitação, a Prefeitura contratou diretamente a empresa VB Alimentação como responsável pela emissão de 14 mil cartões, referentes à parte cadastrada dos quase 16 mil alunos da rede.

Enquanto alguns parlamentares e outros veículos de imprensa chamam o cartão-alimentação de benefício, questionamos: como é que 50 reais podem custear a alimentação de um mês inteiro para uma criança, um jovem ou adulto com qualidade? Não se trata de benefício poder alimentar-se durante uma pandemia, trata-se de uma necessidade real que muitas famílias não estão tendo condições adequadas de suprir.

Milhares de crianças, jovens e adultos têm as merendas como principal fonte de alimentação balanceada. O estado do Pernambuco implementou a mesma proposta e as famílias de lá reportam que o valor do vale dá para se alimentar somente por 10 dias – e nada de proteínas, nada de alimentação adequada, somente o básico, arroz, feijão e macarrão. O que era obrigação do Estado passa a ser um dever da própria população que se organiza e se solidariza, inúmeras famílias dependem hoje da doação de alimentos através das brigadas de solidariedade (para conhecer as brigadas atuando em São Carlos, clique aqui).

Como podemos recordar, as dificuldades ligadas com a disponibilização das merendas escolares já ocorrem há anos. Em 2019, o ex-prefeito de  São Carlos, João Otávio Dagnone de Melo, teve seus bens bloqueados pela 1ª vara federal do município, devido a acusações de improbidade administrativa e esquema de fraude em licitações da merenda escolar, junto com empresários e servidores próximos a sua gestão.

Cabe notar que o primeiro auxílio que deve cair neste mês é referente a maio. Os 50 reais para junho estão previstos apenas para o dia 26. A equipe do Tribuna São Carlense está atenta a essa questão, para colaborar ou enviar denúncias sobre este e outros casos, basta entrar em contato conosco.​​​​​​​


Gostou dessa matéria? Contribua com o jornalismo popular na cidade: