“Contra a privatização do Parque do Bicão e demais espaços e serviços públicos de São Carlos!” – Enviado pelo/a Leitor/a

“Contra a privatização do Parque do Bicão e demais espaços e serviços públicos de São Carlos!” – Enviado pelo/a Leitor/a

04/06/2019 Off Por Editorial Tribuna São Carlense

Texto escrito por: Coletivo Lutarte – Sabotagem Cultural

Existe um projeto que está rondando a prefeitura, que de acordo com site de notícias da cidade, pretende realizar a concessão dos serviços e espaços públicos de São Carlos para as mãos de empresas privadas por até 35 anos. Dentre as privatizações indicadas pela prefeitura, encontram-se o parque do bicão, a SAAE (responsável pelo tratamento, organização e distribuição dos serviços de água e esgoto da cidade), o cemitério, o parque ecológico, diversas praças, espaços públicos, ginásios e até partes do mercado municipal.

O Coletivo Lutarte – Sabotagem Cultural, coloca-se veemente contra tal projeto. Primeiro, porque acreditamos que ver a privatização como um bom negócio é uma mentira. Se é um bom negócio, é somente para os empresários, pois para o povo restam serviços de pior qualidade e menos espaços públicos para frequentar. Segundo, por também sermos um dos frequentadores do Parque do Bicão. Nele, organizamos de quinze em quinze dias, aos domingos, uma ocupação cultural que envolve o Sarau Minas de Ouro e a Batalha do Bicão, espaços de expressão e resistência cultural da juventude e do povo oprimido. Assim, vemos como esse espaço é importante para a população que o frequenta, seja para descansar, conversar, praticar esportes, cultura e outras formas de lazer. A privatização do parque removeria seu caráter público, de lazer, cultura e entretenimento para a população, e o transformaria em um espaço de lucro dos empresários que o comprarem. Não se saberá quem poderá frequentá-lo e muito menos se se terá que pagar para isso.

Lembremos da privatização da Companhia Vale do Rio Doce, que era uma grande empresa estatal, com as grandes lucros, contas sempre positivas e que tinha seus rendimentos transformados em políticas e serviços públicos para o benefício de todo povo. Após sua privatização, por uma mixaria, tornou-se uma empresa que só pensa nos lucros dos empresários, sem responsabilidade nenhuma com a população e o meio ambiente, sendo responsável pelos crimes humanos e ambientais de Mariana e Brumadinho.

Já vivemos em um momento político conturbado onde o governo federal busca privatizar a previdência pública, tornando a aposentadoria, que hoje é um direito conquistado, em um privilégio daqueles que tem dinheiro e podem optar por regimes de capitalização privados. Discordamos dos caminhos que estão sendo traçados pelo governo federal e não queremos que a prefeitura trace os mesmos caminhos.

Não podemos e não iremos permitir que nossos espaços, direitos e serviços sejam entregues à mão de empresas privadas, tornando-os mercadorias em nome do lucro dos empresários. Queremos mais serviços e espaços públicos, gratuitos, de qualidade e populares para todo o povo.

Estamos organizando um abaixo-assinado contra tal projeto de privatizações na cidade de São Carlos. Quem tiver interesse de assinar, pode comparecer na ocupação cultural que realizamos ou assinar a petição online que segue:

https://secure.avaaz.org/…/Prefeitura_Contra_a_pri…/details/

CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DO PARQUE DO BICÃO!
CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DE QUALQUER SERVIÇO E ESPAÇO PÚBLICO DA CIDADE DE SÃO CARLOS!
CONTRA A REFORMA DE PREVIDÊNCIA!
SEREMOS RESISTÊNCIA

[SEÇÃO – Política][Enviado pelo/a leitor/a]CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DO PARQUE DO BICÃO E DEMAIS ESPAÇOS E SERVIÇOS…

Posted by Tribuna São Carlense on Tuesday, June 4, 2019