USP e UFSCar têm aulas suspensas em razão do coronavírus
14/03/2020Ontem, dia 13 de março, foi emitida uma nota pelo Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (CRUESP) que mantém a suspensão das aulas na UNICAMP e determina igual suspensão em todos os campi da USP e UNESP por tempo indeterminado a partir do dia 17 de março. Segundo o documento, a ação foi tomada após novas recomendações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde referente à epidemia de Covid-19 (nome oficial da doença causada pelo coronavírus) divulgadas no mesmo dia.
É ainda ressaltado que, além da participação fundamental na assistência à população paulista por meio do SUS, as Universidades estão estimulando seus programas de pesquisa para acompanhar a evolução da epidemia e buscar melhorias no diagnóstico e tratamento.
A UFSCar também suspendeu suas atividades em uma nota publicada no dia de hoje, 14. A princípio, a suspensão ocorrerá do dia 16 à 29 de março, porém o período pode ser maior dependendo das necessidades e orientações das autoridades de saúde.
Na UNESP em Araraquara, cidade vizinha, as aulas foram suspensas durante essa semana por um caso confirmado de uma aluna da instituição. Já as aula do ensino básico do estado de SP entrarão em gradual suspensão entre os dias 16 e 23, com a sua total suspensão a partir do dia 23.
O coronavírus
O vírus causa doença respiratória e possui registros em diversos países. O quadro pode variar de leve a moderado, semelhante a uma gripe. Alguns casos podem ser mais graves, por exemplo, em pessoas que já possuem outras doenças e idosos. Nessas situaçōes, pode ocorrer síndrome respiratória aguda e graves complicações. Em casos extremos, pode levar a morte.
No Brasil não há registro de óbitos causados pelo coronavírus. Segundo site oficial do Ministério da Sáude, até às 15h45 do dia 13 existiam 56 casos confirmados e 753 casos suspeitos no estado de São Paulo.
A transmissão do vírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções como espirro, tosse e saliva. Também pode ser transmitida pelo contato com superfícies contaminadas e apertos de mãos.
Para se proteger, é recomendado que se lave as mãos frequentemente com água e sabão e use antisséptico à base de álcool gel 70%, principalmente após tossir ou espirrar, ir ao banheiro e antes e depois de comer. Ao tossir e espirrar, cubra a boca e o nariz preferencialmente com lenço descartável, jogue-o fora após e lave as mãos. Se não tiver lenços ao alcance, utilize o braço (evite usar as mãos, e se usá-las, higienize imediatamente).
Gostou dessa matéria? Contribua com o jornalismo popular na cidade: https://tribunasaocarlense.com.br/financiamento-coletivo/